Pular para o conteúdo principal

Editoriais sobre as condições objetivas e subjetivas da situação política internacional e sua influência no Brasil

Declaração de solidariedade do Comite Volta Dilma-RJ à greve dos petroleiros.

Reproduzimos abaixo a declaração do Comite Volta Dilma RJ em solidariedade a forte greve dos petroleios contra as demissões e a destruição da petrobras. 






Toda solidariedade ao movimento grevista dos petroleiros!
O Comitê Volta Dilma-RJ faz um apelo à toda a população a que se solidarize e se manifeste com a greve dos petroleiros contra as demissões na fábrica de fertilizantes Fafen no Paraná.
Desde o golpe de 2016, a indústria nacional tem sido destruída. Empresas que garantem nossa soberania nacional, como Petrobrás, Casa da Moeda, Correios, EBC e muitas outras, estão sendo desmanteladas. Este desmonte econômico, social e cultural do país tem levado ao desaparecimento de milhares de empregos. Famílias estão sendo jogadas no desespero, para atender os planos golpistas de submissão de nosso país aos EUA.
Não pode haver nenhuma perspectiva de melhora sem um movimento forte de solidariedade aos demitidos que possa colocar um ponto final nas demissões e no desemprego. Neste contexto, a greve iniciada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), de solidariedade aos demitidos da FAFEN, assume um caráter ímpar de defesa do povo brasileiro. Derrotar estas demissões é defender o Brasil. É defender todos os empregos formais que estão sendo tirados da população desde que começou a operação Lava-Jato. É defender que o Brasil tenha autonomia para plantar comida para alimentar seu povo.
Esta greve precisa ser vitoriosa pra impedir a escalada de demissões no Brasil e o apoio da população, sabendo o que está em jogo, é fundamental nesta hora.
O Comitê Volta Dilma do Rio de Janeiro, que segue lutando pela anulação da farsa que se instalou em nosso país desde o impeachment sem provas de Dilma Rousseff, faz um apelo para toda a militância e cidadãos a apoiarem a greve dos petroleiros, desdobrando esse apoio em ações concretas, seja criando comitês populares, que expliquem à população a importância da vitória desta greve; seja prestando solidariedade à vigília organizada pela FUP enquanto seus diretores ocupam o edifício sede da Petrobras no Rio de Janeiro; ou ainda defendendo a unificação desta luta com a de todos os demitidos do golpe, num grande movimento de solidariedade que não deixe nenhum demitido ou perseguido político para trás.
Em defesa dos empregos dos brasileiros, de comida na mesa do povo trabalhador, da retomada da industrialização do país induzida pela Petrobras: todo apoio à greve dos petroleiros!
Defender a Petrobras contra seu desmonte é defender o Brasil!
Comitê Volta Dilma do Rio de Janeiro
Fevereiro, 2020.

Comentários