Pular para o conteúdo principal

Editoriais sobre as condições objetivas e subjetivas da situação política internacional e sua influência no Brasil

Moção do Nucleo Petista Ninguem Fica para trás ao diretório nacional do PT: Por um governo de emergencia do Partido dos Trabalhadores






Querida presidenta Gleisi, em suas mãos enviamos a moção que nosso núcleo aprovou para ser lida na reunião do diretório eleito no último Congresso do PT. Nosso núcleo recem formado participou como pôde do último congresso e aprovou duas resoluções, em defesa de uma ampla nucleação da base social do PT e da organização de comissões partidárias que mapeiem e combatam o problema da perseguição aos militantes de base, além da lideranças.
Moção ao Diretório Nacional do PT
Num momento em que o Diretório Nacional está prestes a se lançar na campanha pela saída de Bolsonaro, queríamos lhes dirigir algumas questões para que o DN se posicione abrindo uma saída para o povo que está com a vida ameaçada pelas políticas governamentais.
O que se sabe pelas modelagens de contaminação permite indicar que o ponto alto da contaminação será em torno de 20 de abril. Em várias cidades as pessoas mais pobres estão trabalhando e se deslocando para trabalhar amontoadas em transportes públicos. Desde já medidas urgentes para que se paralizem os setores não essenciais devem ser tomadas.
Os trabalhadores essenciais, em particular trabalhadores e trabalhadoras de saúde, por sua vez, não possuem equipamentos de proteção suficientes e sequer existe uma estimativa de qual o défict de máscaras para proteger quem é indiscutivelmente essencial.
A falta de dinheiro e comida funciona como chantagem ao povo para que não paralizem o trabalho de atividades não essenciais. Se esta situação não for revertida imediatamente, com o avanço da contaminação, a situação do povo tende a calamidade pública: O que já esta acontecendo no Equador, com corpos no meio da rua pode acontecer aqui e agravada pela situação economica do povo, podemos nos deparar com saques e hordas de famintos.
Diante disso nos perguntamos como o interventor Braga Netto, com poderes sobre o território do planalto, vai enfrentar esta situação: com tanques? Com o direito de fechar o que funciona no planalto? Comos militares submissos ao governo estadunidense podem oferecer alguma resistência à maquina de Guerra que se aproveita da crise para mandar navios para caçarem Maduro, cujo prêmio ofertado por sua cabeça pelo Departamento de Estado dos EUA está em 15 milhões de dólares? Como tirar o capitão e deixar os generais de novo no comando do país? Nós dizemos que nenhum poder militar é legítimo. De forma que o conteúdo de pedir o fim deste governo só pode ser o conteúdo de tirar Braga Netto e todos os generais e capitães do governo.
Mas basta dizer o que deve se tirar do governo? Infelizmente, não.
É necessário todo um conjunto de medidas governamentais que sigam as recomendações da OMS e compensem o povo pelo isolamento garantindo suas condições economicas de ficar em casa com saúde. Um governo responsável com as vidas também deve aplicar o conjunto de propostas apresentadas pelos movimentos e frentes para enfrentar a crise e são muitas as necessidades que devem ser atendidas.
Nos perguntemos honestamente: quem chegou ao governo através de um golpe no mandato que o Partido dos Trabalhadores recebeu do povo, aprofundada pela prisão de Lula, pode neste momento de crise salvar as vidas das pessoas mais pobres deste país? Não são os maiores riscos que sofremos hoje resultado do conjunto de medidas golpistas que estão destruindo a ciência, a saúde e os serviços publicos essenciais?
Os governos saídos do golpe já deixaram claro que seu compromisso é com os bancos e banqueiros e para eles desviam as verbas que deveriam ir para salvar a vida do povo. Um trilhão que foi para o sistema financeiro seria suficiente para amenizar muito sofrimento e salvar muitas vidas, mas o Golpe não pode fazer outra coisa senão tirar dinheiro do povo para dar aos parasitas do sistema financeiro.
Foi para isso que deram o golpe! E isto está concentrado no rito que destituiu Dilma, condenada como irresponsável por fazer os pagamentos dos programas sociais em primeiro lugar. A responsabilidade do Golpe é com o mercado e seus ritos, não com a vida do povo.
Num quadro como este, muitos esperam que existam alternativas dentro da cupula golpista que possam seguir as recomendações urgentes da OMS. Mas desejo não é realidade. Mesmo que algumas recomendações sejam seguidas, nenhum governo saído do Golpe vai colocar as vidas, a comida, a ciência, a produção de equipamentos essenciais em primeiro lugar. O golpe parasita só pode ser um terreno fertil para o virus parasita conseguir levar mais vidas do povo brasileiro.
Se a responsabilidade sobre a tragédia que já começa a levar embora rostos conhecidos não é do Partido dos Trabalhadores, golpeado em seu direito de governar o Brasil. Qual a responsabilidade do PT para uma solução para a crise?
No ponto de vista do nosso núcleo e de outras tantos núcleos recem formados e em formação podemos afirmar: Na base os petistas estão em todas as atividades de solidariedade e defesa da vida e da comida em suas comunidades. A militância petista nao se furtou a responsabilidade de atender as necessidades mais imediatas da população através da solidariedade. Mas isso não é suficiente.
Nosso núcleo se dirige a você Gleisi e aos demais dirigentes partidários e, também, às nossas lideranças Lula e Dilma dizendo que todos e todas nós esperamos que vocês digam que o PT está pronto para assumir o lugar de onde não deveria ter saído e encabeçar um governo que coloque a vida do povo em primeiro lugar junto com as forças democráticas que apoiam a aplicação das medidas que podem salvar vidas. Quaisquer que sejam as discussões que se façam neste diretório, de nossa parte e da base militante que está no front arriscando suas vidas para salvar mais gente, nos dirigimos a vocês para que aprovem o conteúdo desta moção do Núcleo “Ninguém Fica Para Trás”, dezendo que o Partido dos Trabalhadores não fugirá a luta.
Diante da crise causada pelo Golpe, o Partido dos Trabalhadores não pode hesitar em defender o seu direito de existir e governar. Nossas lideranças devem assumir sua responsabilidade e dizerem claramente ao povo que o PT está pronto para encabeçar um governo de emergência que aplique as recomedações da OMS e uma plataforma de medidas emergenciais que tire a conta da crise atual das costas do povo.



Comentários