Pular para o conteúdo principal

Editoriais sobre as condições objetivas e subjetivas da situação política internacional e sua influência no Brasil

Balanço das Eleições Municipais: Vitória do Covid-19 , o único resultado possivel sob um Estado cada dia mais mafioso

O ordenamento jurídico burguês tolera  como  único quadro de manifestação politica  popular o dia da eleição.  Uma eleição sobre regras muito especificas que não favorecem em nada a livre manifestação popular. Uma eleição onde o patrão é que decide quem são as opções a  serem votadas. Sendo a única exceção o próprio Partido dos Trabalhadores . 

Não estamos em tempos normais , estamos sob golpe e pandemia, além da maior depressão da história do capitalismo . 


No mesmo momento em que o ex-juiz e ex-ministro e eterno perseguidor de Lula e do PT vai trabalhar com a empresa responsável pela recuperação da Odebrecht, demonstrando o quanto as eleições de 2018 foram fraudadas,  após o processo fraudulento contra a legitima presidenta Dilma Roussef., tivemos as eleições municipais. 

Eleições sob pandemia não são eleições livres



Enquanto todos estavam preocupados com o sobe e desce dos candidatos nas pesquisas eleitorais, os números do covid-19 voltavam a crescer durante as semanas em que a campanha eleitoral aconteceu, campanha  encurtada pela nova legislação eleitoral pós golpe. A militância petista saiu as ruas para defender seu partido, como sempre faz, mas o fato concreto é que o carater parasitátrio do Estado brasileiro se mostrou na integra.






O quadro eleitoral  sempre foi hostil a classe trabalhadora 


A hostilidade das instituições do Estado são um fato conhecido por qualquer trabalhador , mas nesta eleição ficou escancarada o perfil parasitário e até mafioso. Prefeitos eleitos comemorando em aglomeração e ostentando armas, recordes de casos de assassinato  de candidatos. Esse quadro mafioso que apareceu nas eleições, e que, é apenas a expressão eleitoral da desagregação das relações sociais do modo de produção capitalista em avançado estagio de putrefação redundaram em uma abstenção recorde . Um dado que não vem sendo destacado pelas pelos analistas da grande midia , que preferem colocar o PT como grande derrotado, o que passa muito longe de ser verdade.

A militância petista enfrentou o vírus e a perseguição politica


Diversos companheiros do PT foram contaminados por covid-19 nessa campanha, entre eles o vice presidenre do PT de São João de Meriti-RJ e candidato a vereador Ernesto Sampaio, que recentemente concedeu uma entrevista para o C&R. No Rio também tivemos casos de perseguição Politica contra Lindberg Farias e Quaqua. Lindberg foi  o nono vereador mais votado do Rio, esta aguardando uma decisão do TSE  para poder assumir a cadeira de vereador.   APesar da coragem e da disposição , o enfrentamento da perseguição politica e agora ao virus por parte da militância do PT ainda se faz nos  marcos de um espirito de heroísmo e abnegação e não em um quadro organizativo de fato. As campanhas petistas mostraram que existe uma base que precisa ser organizada e para isso é necessario que nucleos petistas que lutem no dia a dia pelas reviindicações dos trabalhadores e que criem uma verdadeira rede de solidariedade contra a perseguição politica , que seja capaz de proteger a militância. Assim o principal tarefa após essa campanha é retornar o funcionamento dos núcleos. 

A burguesia e suas chantagens


Após o resultado dessa eleição, que em sentido algum pode ser chamada de livre, iniciou-se uma verdadeira campanha para que o PT recolha-se , esconda-se , abdique do direito a auto-defesa que concentra o direito a auto-organização dos trabalhadores.  A base da argumentação para a chantagem contra o PT é que este teria sido o grande derrotado nas eleições . 






Como podemos ver pelos números do TSE o PT é o sexto partido em numero de prefeitos do pais , uma posição certamente invejada e os partidos que hoje mais pressionam o PT por alianças espurias PDT e PSB aparecem muito atrás . O PT foi ainda o partido que mais classificou candidatos para o segundo turno . Vencendo em quatro cidades. Em São Paulo o PT continua dividindo com o PSDB a posição de maior partido da camara paulista , na camara carióca também não foi registrada mudança . Esses números não indicam uma derrota . 



O site congresso em foco regista um recuo do PT em número de prefeituras , mas registra também recuos muito maiores entre alguns de seus adversarios como MDB e PSDB , o PDT teve uma pequena queda ,  o PSB teve um crescimento mais aparente, o que não quer dizer que tenha sido sob o eleitorado do PT . Então a chantagem da burguesia contra o PT não passa disso mesmo , chantagem . 




As ilusões Constitucionalistas -


Ilusões Constitutcionalistas é um termo cunhado por Lenin , que diz respeito a uma situação onde uma pessoa defende um marco constitucional, que na pratica não esta mais em vigor.  Este é o grande problema do movimento operário , defender um marco institucional, que se em algum momento permitiu avanços limitados , também impôs o abandono de bandeiras de luta como a reforma agraria e a estatização de empresas privatizadas.   E principalmente, impediram uma luta preventiva contra o golpe de 2016 quando este ainda estava sendo planejado.

Essas mesmas ilusões impedem que as organizações dos trabalhadores organizem suas bases, levantam a pauta de reivindicações e combatam , ao invés de ficaram traçando cenários prováveis para 2022. 
O boletim da conjuntura do Dieese diz  que as principais categorias operárias vem demonstrando certo poder de resistência: "A pesquisa analisou 4.938 reajustes salariais de categorias com data-base entre janeiro e agosto de 2020, registrados até a primeira quinzena de setembro. Os dados mostram que cerca de 43% dos reajustes resultaram em aumentos reais aos salários, 29% em acréscimos iguais à inflação e 28% em perdas reais, com base na variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE), desde o último reajuste de cada categoria. A variação real média dos salários em 2020, até o momento, é ligeiramente negativa: - 0,07%.". 
O Dieese aponta ainda que a austeridade fiscal  é a maior aliada do covid-19
"Nesse sentido, é urgente a implementação de medidas fiscais e tributárias de ampliação e financiamento do gasto público, entre elas: reforma tributária, que eleve a tributação dos super-ricos19 e a torne mais progressiva; retirada do teto dos gastos; implementação de programa de renda cidadã; elevação no número de parcelas do seguro-desemprego; investimento público para estimular a economia, além de políticas ativas no mercado de trabalho." Em recente entrevista aqui no blog Michael Roberts propôs  medidas ainda mais contundentes , que impediriam a evasão de dinheiro para os paises imperialistas , alguma dessas medidas são monopólio do comercio exterior , controle do fluxo de capitais e monopólio da exportação e importação por parte do Estado , alem de Estatizações de setores como EMBRAER E Vale .

Comentários