Pular para o conteúdo principal

Editoriais sobre as condições objetivas e subjetivas da situação política internacional e sua influência no Brasil

O Numero um de Ciência & Revolução esta em preparação.

 

O Circulo de Estudos Revolucionários Anderson Luiz faz os preparativos finais para o lançamento do Numero 1 de Ciência & Revolução, desta vez como e-book, em virtude da pandemia.

Após o sucesso da edição de lançamento número zero, que serviu como ferramenta de arrecadação para a campanha de autodefesa do companheiro Rodrigo, que lutava para não ser expulso de seu doutorado e usou o dinheiro arrecadado com a revista para pagar as custas processuais.. Infelizmente o companheiro ainda não conseguiu retornar as suas atividades no doutorado e continua esperando uma decisão final. As sequelas da perseguição politica também foram pesadas demais, fazendo com que Rodrigo desistisse da luta de classes para preservar inclusive a relação com sua família. Certamente uma perda significativa para os movimentos de educação, aos quais o camarada militava. Contudo, o legado da experiência de arrecadação, o balanço com o método de autofinanciamento não poderia ser mais positivo. Por isso o Circulo de Estudos Revolucionários Anderson Luis resolve editar mais um numero da Revista Ciência & Revolução , desta vez em formato e-book.



Quem paga a banda escolhe a música


Fiéis ao principio da independência financeira Ciência & Revolução conta unicamente com o apoio de seus compradores, apenas a contribuição dos militantes interessados em estudar o marxismo e refletir sobre as condições as quais a classe operária esta confrontada, são o único meio de sobrevivência de nossa revista teórica, recusamos dinheiro de governos, ONGS ou patrões, pois acreditamos que a classe operária deve contar unicamente com suas forças no combate ao patronato e em especial no combate a perseguição politica, que é a única via possível para que a burguesia mantenha a sua dominação de classe, frente ao avançado estágio de putrefação do sistema da propriedade privada dos meios de produção.


Somamos a independência de classe um novo princípio a autodefesa da classe trabalhadora


A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores” essa frase de Karl Marx ganha uma nova conotação, a crise de decomposição e o atraso da revolução socialista levam a classe trabalhadora a precisar se defender em condições extremas, condições por vezes muito similares ao inicio do movimento operário, quando a classe ainda não contava com sindicatos nem partidos políticos , uma das primeiras formas de organização foram as caixas de autodefesa, que são a origem do sistema previdenciário, onde a solidariedade operária era exercida , os desgraçados se confraternizavam na desgraça , dito de outra forma, os operário exerciam a solidariedade para com outros operários , um conceito muito diferente do conceito piedoso e hipócrita contido na encíclica rerum-novarum , onde o trabalhador deveria receber seu “justo salario” e o patrão deveria ser caridoso, o conceito de autodefesa inclui a unidade dos trabalhadores para defenderem a si próprios. Fiéis a essa experiência histórica do movimento operário, dedicamos os fundos arrecadados com essa edição para o fundo de autodefesa administrado pelos companheiros do Jornal Voz Operária.


Como a classe trabalhadora combateu no passado Pandemias , Perseguições Politicas e Guerras consequências do avançado estágio de putrefação do sistema capitalista?


Edição numero 1 de Ciência & Revolução trás a elaboração teórica do Circulo de Estudos Revolucionários Anderson Luis acerca dos principais problemas que a classe trabalhadora esta confrontada. Tendo o titulo“Como a classe trabalhadora combateu no passado Pandemias , Perseguições Politicas e Guerras consequências do avançado estágio de putrefação do sistema capitalista?”, ao longo de suas paginas visitamos textos históricos do movimento operário, dados da econômica mundial , estudamos o conteudo de acordos internacionais e buscamos entender as formas como a classe trabalhadora vem tentando resistir ao aumento dos níveis de exploração e a ofensiva da burguesia para rebaixar o custo da mão de obra , fenômenos esses associados com a Longa Depressão que o capitalismo mergulhou na virada do seculo. Esse debate econômico, que busca entender as formas como a classe trabalhadora é impedida de reagir , nos levou a abrir contato com um economista britânico, o professor Michael Roberts, os frutos deste contato já são visíveis, junto com outros militantes petistas o Circulo, o Voz Operária e O Partisano fundaram um comitê de tradução do livro Long Depression do professor Michael Roberts e estamos preparando uma edição em português deste livro, claro com a autorização do professor Roberts, o objetivo desta nova publicação será arrecadar fundos para o mesmo fundo de autodefesa contra a perseguição politica.


Temos ciência que responder aos problemas da classe trabalhadora não é tarefa fácil, contudo com esta nova edição de Ciência & Revolução, acreditamos que mais um passo no sentido da construção de uma verdadeira ciência da revolução, uma ciência dos trabalhadores, que sirva como força produtiva e não como força destrutiva tenha sido dado.


O lançamento do Numero 1 de Ciência & Revolução versão e-book acontecera no dia 11 de abril as 20 horas no canal do voz operária. Entendemos ainda, que com o lançamento deste numero da revista, estamos prestando uma homenagem a memória do camarada Anderson Luis Souza Santos.


Anderson Luis Souza Santos Presente!!!!!!







Comentários