Pular para o conteúdo principal

Editoriais sobre as condições objetivas e subjetivas da situação política internacional e sua influência no Brasil

Leon Trotsky: Um perseguido Politico! 80 anos do assassinato do Lider Bolchevique#Texto 2- A Crise de Direção é a forma aparente que toma a perseguição politica contra as organizações operárias.

 

Capa do Numero 1 da Revista Ciência & Revolução. 
"Sim, ela vira, a revolução e trara não apenas o pão, mas também a poesia"- Leon Trotsky 

Apresentação:

O trotiquismo ficou conhecido como doutrina politico social e filosófica basicamente pela teoria da revolução permanente, que foi objeto de discussão do primeiro texto desta serie . Nos últimos anos as organizações que revindicam o trotiquismo , em escala internacional, ficaram mais conhecidas por levarem as ultimas consequências a afirmação acerca da crise de direção” A crise da humanidade se reduz a crise de direção do proletariado. Abrindo mão porém da premissa objetiva do programa de transição da IV Internacional “A condição econômica necessária párea a revolução proletária já alcançou, no geral, o mais alto grau de maturação possível sob o capitalismo. As forças produtivas da humanidade deixaram de crescer. As novas invenções e os novos progressos técnicos já não conduzem a um crescimento da riqueza material. Sob condições da crise social de todo o sistema capitalista, as crises conjunturais sobrecarregam as massas com privações e sofrimentos cada vez maiores. ”. Assim aqueles que reivindicam o trotiquismo tornaram-se os campeões da denuncia contra os dirigentes da classe operária, provocando rachas, cisões nas organizações dos trabalhadores. Em substituição as organizações tradicionais da classe operária, esses setores que reivindicam o trotiquismo passaram a defender que as organizações operarias passassem a agir como Organizações Não Governamentais , sendo sustentadas pelo aparato burgues do Estado diretamente , ou participando de fóruns ditos de democracia participativa, sustentados por figuras como a mega especulador George Soros. Esses setores ganharam a alguma de Alter- Mundialistas em referência ao slogam “Um outro Mundo possível” dos Fóruns Sociais Mundiais, que reivindicavam uma nova globalização, passando desta forma da trincheira da defesa dos trabalhadores para o lado dos imperialismo , a ponto do informativo GrayZone classificá-los como ANTI-antiimperialistas.


A retórica do outro Mundo possível , ganhou muitos corações e mentes pelo Mundo, operários e jovens que lutavam sinceramente pela emancipação dos trabalhadores passaram a compartilhar das idéias que pregavam a morte do movimento operário, em especial após a queda da URSS e sua substituição por um movimento de toda a sociedade civil . Tentando dessa forma , ignorar as contradições entre a classe dos possuidores dos meios de produção e a classe daquele vendem sua força de trabalho para poderem sobreviver. Atribuindo os problemas inevitavelmente gerados pela putrefação do modo de produção capitalista a características pessoais dos lideres ou psicossociais da sociedade.

Essa adaptação ao regime burgues , fez com que a classe ficasse desarmada para combater as mazelas do imperialismo, principalmente, entender a relação da crise de decomposição do sistema econômico com o problema da perseguição politica , de certa forma. Este texto é um esforço o teórico de entendimento dos problemas reais encontrados pela classe trabalhadora, frente a decomposição do capitalismo. O tamanho do problema fala por si e aparentemente alguns dirigentes começam a perceber a necessidade de unidade entre os perseguidos do imperialismo quando Lula e Assange se confraternizam.


Qual a origem da elaboração da <crise de direção>?


Após ser expulso da III Internacional Trotsky começou um balanço acerca dos problemas da União Soviética, foram vários textos em que Trotsky defende a principal conquista operaria de todos os tempos, quando todos imaginavam que Trotsky confundiria a critica a burocracia estalinista e a própria União Soviética, Trotsky fez oposto, diferenciando o resultado imediato da Revolução de outubro e a sua negação, que seria a burocracia que tomou conta do aparelho Estatal e. que , na pratica levou a restauração parcial do capitalismo no Leste Europeu. Alguns desses textos foram repercutidos aqui no blog, na postagem –Antipetismo versão brasileira do fascismo 2: Condições Objetivas para o surgimento do fascismo- onde Trotsky combate pela unidade dos partidos sociais democratas da segunda internacional e partidos comunistas da terceira internacional e após a negativa desta unidade, que permitiu a ascensão do fascismo na Alemanha. Trotsky considera que é hora de fundar uma nova internacional a IV Internacional , com o balanço das debilidades das internacionais anteriores. Trotsky percebe a aproximação de uma segunda guerra mundial, devido as crises do sistema capitalista e recorda que foi a revolução bolchevique de 1917, que acabou com a primeira grande guerra mundial, portanto frente a eminência da guerra, frente a recusa das direções das organizações do proletariado em combaterem unidas o desastre bélico que se aproximava. Trotsky considera que chegou a hora de uma nova internacional. Contudo, apesar da incapacidade das organizações do movimento operário de combaterem o imperialismo Trotsky considera que as condições econômicas estão maduras para a revolução, alias Trotsky é partidário da mesma posição de Lenin, expressa na brochura -imperialismo fase superior do capitalismo- e essa posição aparece no programa de Transição da IV Internacional no primeiro capitulo entitulado -As premissas objetivas para uma revolução socialista- da seguinte forma:

A premissa econômica da revolução proletária já alcançou há muito o ponto mais elevado que possa ser atingido sob o capitalismo. As forças produtivas da humanidade deixaram de crescer. As novas invenções e os novos progressos técnicos não conduzem mais a um crescimento da riqueza material. As crises conjunturais, nas condições da crise social de todo o sistema capitalista, sobrecarregam as massas de privações e sofrimentos cada vez maiores. O crescimento do desemprego aprofunda, por sua vez, a crise financeira do Estado e mina os sistemas monetários estremecidos. Os governos, tanto democráticos quanto fascistas, vão de uma bancarrota a outra.

Ciência & Revolução tem em diversos artigos mostrado com dados e fatos , o quanto Trotsky esta certo nesta afirmação, seguindo os passos trilhados pelo Circulo de Estudos Marxistas de Paris e posteiormente pela IV Internacional reproclamada , Ciência &Revolução mostrou em artigos como <Pandemia de Coronavirus é fruto do capitalismo, um modo de produção agonizante que desenvolveu caracteristicas parasitárias>,< As origens da atual desagregação do mercado mundial se encontram na economia>, <Aquecimento global e adestruição das forças produtivas><Automação e Revolução>, que as forças produtivas realmente pararam de crescer e passaram a forças destrutivas, foi com uma série de dados, amparados em economistas como Michael Roberts, que percebemos que a restauração do mercado capitalista nos países do Leste Europeu, trouxe apenas , guerra , prostituição e drogas, mostrando o quanto foi acertado a defesa da URSS, da qual a IV Internacional nunca abriu mão.


Mas o que são as forças produtivas?

Segundo Karl Marx as forças produtivas são descritas da seguinte forma

A natureza não constrói nenhuma máquina, …. [Todas ]as maquinas são produto da industria humana , material natural transformado em órgãos da vontade humana sobre a natureza, ou de sua ação sobre a natureza , mas também das relações dos homens entre si

Explicando de forma mais concreta as forças produtivas são o mediador entre o homem e a natureza. Marx continua

O monopólio do capital torna-se um entrave para o modo de produção que cresceu e prosperou ….

A socialização do trabalho e a centralização dos seus recursos materiais atingem um ponto tal que não podem mais manter-se no seu involucro capitalista

A expressão mais desesperada deste momento hoje é a crise da natureza , as forças produtivas se converteram em forças destrutivas e como relata Michael Roberts um relatório que apresentado no fim de setembro em uma cupula das nações unidas sobre biodiversidade atesta

Agora há evidências firmes de uma forte ligação entre a destruição ambiental e o aumento do surgimento de novas doenças mortais, como a Covid-19. De fato, um número crescente de novas pandemias mortais afligirá o planeta se os níveis de desmatamento e perda de biodiversidade continuarem em suas taxas catastróficas atuais. Essa é a conclusão de cientistas que apresentarão relatórios no final deste mês à Cúpula sobre biodiversidade da ONU


Assim, a posição de Trotsky, parece lógica, visto que, se as condições objetivas estão maduras, a única coisa que separa a classe operária da revolução é a covardia de sua própria direção.

A passagem definitiva da Internacional Comunista para o lado da ordem burguesa e seu papel cinicamente contrarrevolucionário no mundo inteiro, particularmente na Espanha, na França, nos Estados Unidos e nos outros países “democráticos”, criaram extraordinárias dificuldades suplementares para o proletariado mundial. Sob o signo da Revolução de Outubro, a política conciliadora das "Frentes Populares" vota a classe operária à impotência e abre o caminho ao fascismo. Trotsky percebe que a putrefação do capitalismo não deixa a classe operária outra saída que não a revolução, porém a burguesia pode jogar uma última cartada:

As "Frentes Populares" de um lado e o fascismo de outro, são os últimos recursos políticos do imperialismo na luta contra a revolução proletária. No entanto, do ponto de vista histórico, estes dois recursos são apenas ficções.

Então Trotsky constata:

A orientação das massas está determinada, de um lado, pelas condições objetivas do capitalismo que se deteriora; de outro, pela política traidora das velhas organizações operárias

Contudo Trotsky considera:

Destes dois fatores, o fator decisivo é, sem dúvida, o primeiro: as leis da História são mais poderosas que os aparelhos burocráticos.




As leis da História são mais poderosas que os aparelhos burocráticos?


A Revista <A Verdade>-Revista Teórica da IV Internacional- em seu numero 5 (Nova serie ) de março de 1993 Edição Especial tras o informe da conferência de reproclamação da IV Internacional.

A conferência sistematizou a luta de 40 anos iniciada em 52 , quando Michel Pablo tentou aprovar que a IV Internacional devia fazer entrismo nos partidos estalinistas e posteriormente Ernest Mandel apresentou uma modificação no programa da IV Internacional, afirmando que o capitalismo tinha voltado a desenvolver as forças produtivas e que poderia existir um “capitalismo tardio”, que mais tarde foi rebatizado de neoliberalismo, essa doutrina foi uma verdadeira contra revolução ciêntifica , pois revogava a conquista teórica de Lenin , ao compreender que o imperialismo é a fase superior do capitalismo, época em que as condições econômicas da revolução estão maduras, implicando pois, que o capitulo do programa da IV Internacional acerca das condições objetivas para a revolução estavam madura , estaria errado. Era necessário defender o programa da IV Internacional e a edição numero 5 da Revista a Verdade completava esta tarefa . Nela pode se ler um artigo com o titulo – O programa da IV Internacional foi verificado nos fatos? - Nestes textos autores como Pierre Lambert , Daniel Gluckstein e outros mostram com fartos dados, como o capitalismo daquele inicio de década de 90 destruía as forças produtivas e mais, como que a restauração do capitalismo no Leste Europeu traria apenas destruição e morte aos povos do Leste , refutando completamente o revisionismo de Pablo-Mandel, pelo menos no que diz respeito a questão econômica. Esses artigos são amplamente ecoados por todos artigos de Ciência e Revolução, os dados de hoje são ainda mais assustadores do que os dados da década de 90, a hipertrofia do capital financeiro, mesmo durante uma pandemia , onde a produção mundial esta basicamente parada , não parou de crescer, ao contrário, os mercados futuros cresceram, tornando a superprodução de capitais fictícios ainda mais acentuada, em uma fenômeno que é chamado de ‘contrainvestiment’, que nós explicamos no artigo que tem um titulo bastante representativo deste tipo de fenômeno <compre ao som de canhões venda ao som de Violinos> . Este fenômeno faz o investimento na produção e na solução dos problemas reais da humanidade, um objetivo cada dia menos atrativo a burguesia mundial, mergulhada em uma espiral que arrisca jogar o mundo em uma nova guerra, como repercutimos aqui a fala de Kristalina Georgieva do FMI , comparando a década de 20 do seculo XXI a decada de 20 do seculo passado. Mesmo assim 80 anos após a morte de Trotsky a crise de direção continua não resolvida. Daniel Gluckstein chegou a publicar um livro chamado -Imperialismo Senil- analisando as consequências da quebra do lastro do dolar e ouro e o atraso da revolução.


Revoluções não faltaram- A eminência da Revolução


Nestes 80 anos após a morte de Trotsky não faltaram revoluções , na verdade a decada de 60 do seculo XX , viu movimentos revolucionários em praticamente todos os países do Mundo. A ponto da Organização Comunista Internacionalista francesa em uma resolução no seu décimo nono congresso , logo após os acontecimentos de 1968 escrever:


O periodo de eminencia da revolução deve portanto ser entendido como o periodo onde se concentram no setor decisivo da evolução histórica … todas as contradições do sistema da propriedade privada , colocando um impasse . É um periodo onde o processo revolucionário mundial deve se unificar, sobre uma base histórica mais elevada ”(Ver Revista A Verdade – Revista Teórica da IV Internacional - março de 1993)

Isso realmente aconteceu , basta vermos a lista de revoluções abaixo:


1- Movimento de Libertação dos Negros nos EUA

Em particular este confirmou o prognóstico de Trotsky quando a importância da luta dos negros, que nós discutimos no texto passado desta serie.

2. Revolução Cubana

3. Revoluções sucessivas no Leste Europeu

4. Movimentos idependentistas no Norte da Africa

Confirmando o prognóstico da Revolução Permanente

5-Movimento que levou Salvador Allende ao poder no Chile e depois resultou na sangrenta ditadura Pinochet

6- Revolução dos Cravos

7-China

Este artigo é um espaço pequeno demais para abordar cada uma destas revoluções, tarefa que nosso blog não se furtara a realizar em um tempo adequado. Contudo, a maioria dessas revoluções foram derrotadas, concluindo com uma restauração capitalista, as que ainda sobrevivem correspondem à econômias planificadas sobre permanente ataque do imperialismo e sendo obrigadas a constantes concessões ao sistema da propriedade privada. Embora todas demonstrem avanços civilizatórios significativos, mas mesmo a China é obrigada a fazer suas concessões e tenta o tempo todo convencer a burguesia Mundial de que é uma econômia de mercado.

Essas revoluções são previstas no programa de transição nos seguintes termos :

A experiência da Rússia demonstrou e a experiência da Espanha e da França confirma-o, novamente, que, mesmo em condições muito favoráveis, os partidos da democracia pequeno-burguesa (socialistas-revolucionários, sociais democratas, stalinistas, anarquistas etc.) são incapazes de criar um governo operário e camponês, quer dizer, um governo independente da burguesia.

Porem Trotsky reconhece uma pequena possibilidade:

É possível a criação de tal governo pelas organizações operárias tradicionais. A experiência anterior mostra-nos, como já vimos, que isto é, pelo menos, pouco provável. É, entretanto, impossível negar categórica e antecipadamente a possibilidade teórica de que, sob a influência de uma combinação de circunstâncias excepcionais (guerra, derrota, quebra financeira, ofensiva revolucionária das massas etc.), os partidos pequeno-burgueses, incluídos aí os stalinistas, possam Ir mais longe do que queriam no caminho da ruptura com a burguesia. Em todo caso, uma coisa está fora de dúvida: se mesmo esta variante pouco provável se realizasse um dia em algum lugar, e um "Governo operário e camponês", no sentido acima indicado, se estabelecesse de fato, ele somente representaria um curto episódio em direção à ditadura do proletariado.

Portanto todas essas revoluções supracitadas estão nesta categoria, , que de pouco provável na época de Trotsky , no pós guerra viraram a regra , quando as condições do imperialismo se degradaram ainda mais, mesmo assim , como Trotsky previu , elas duram pouco. A burguesia sempre reage, é impossível para a a burguesia conviver pacificamente com Economias planificadas.

É importante ressaltar ainda , que a forma que Trotsky define como método de luta contra as organizações tradicionais do movimento operário, não é a simples denuncia, como vemos no texto abaixo extraido do programa de transição


De todos os partidos e organizações que se apóiam nos operários e nos camponeses falando em seu nome, nós exigimos que rompam politicamente com a burguesia e entrem no caminho da luta pelo governo operário e camponês. Nesse caminho prometemos-lhe um apoio completo contra a reação capitalista.

A pergunta continua : As leis da história são ou não mais fortes que os aparelhos burocráticos?

As aparências indicam que a resposta a esta pergunta é positiva, visto que nenhuma dessas revoluções foi capaz de avançar , então outra pergunta se coloca, por qual meio a burguesia mundial consegue impedir revoluções, por qual meio a burguesia mundial consegue fazer com que as direções do proletariado deem as costas a seus mandatos e virem reféns da classe inimiga? A resposta que muitos setores do movimento operariam dariam é muito simples , são traidores!!!! Contudo essa é uma resposta moralista, que leva a paralisia e ao denuncismo vazio, sendo assim , mesmo que economicamente as condições objetivas estejam dadas, as direções da classe operária sempre irão trair , ou existiria alguma direção incapaz de trair ?


Nós somos incapazes de trair!

A autoproclamação é o que faz toda a cisão, justamente com a denuncia da velha direção traidora. Analisamos como esse método tem sido o padrão no movimento operário, no texto - A Burocracia no movimento operario Ernest Mandel(analise critica)-Onde analisamos que este é o metodo da tradição de um setor do trotiquismo que costumamos chamar de Pablismo. O Militante pablista se da a taréfa de ser um juiz da direção e isso acaba gerando situações como a que relatamos recentemente no texto -Antipetismo a versão brasileira do fascismo 3: A pandemia como impulsionadora da luta de classes-, quando analisamos diversos manifestos supostamente antifascistas , analisamos também um manifesto de duas correntes do PSOL entituladas Revolução Brasileira e Esquerda Marxista, que diante da assinatura do PSOL a um manifesto em conjunto com FHC , contra Bolsonaro, estas correntes posicionam-se da mesma forma divisionista , que os levou a sair do PT. E não fazem balanço de sua própria atividade. Sera possível que estas correntes sofrem de algum complexo Nelson Rodriguiano, que as leva a sempre serem traidas?


Trotsky aprofunda a sua formulação sobre a crise da direção


Voltamos a Trotsky, Em Classe partido e direção Trotsky analisa mais profundamente a sua formulação sobre a crise de direção, citando como exemplo concreto o Partido Operario da Unidade Marxista (POUM ) de Andreas Nin , nos seguintes termos: Mas por que - objetam nossos sábios - os operários que mostram um instinto revolucionário tão correto e qualidades de luta tão superiores se submetam a uma direção traidora? Objetivamente esta é uma outra forma de colocar a questão. A qual Trotsky responde :

Nossa resposta é esta: não houve nenhuma submissão. A linha de ação dos operários separou-se durante todo o tempo da linha da direção, em determinado ângulo. Nos momentos mais críticos, esse ângulo tornou-se 180º. A direção, então, ajudou, direta ou indiretamente, a submeter os operários pela força armada. A analise deste tema parece cada vez mais confusa, mas na verdade a dificuldade esta no próprio tema, este pequeno trecho parece ser destacado como citação A direção, então, ajudou, direta ou indiretamente, a submeter os operários pela força armada. continuemos e este trecho com Trotsky :

Os abalos históricos mais poderosos são as guerras e as revoluções. Precisamente por este motivo é que, com freqüência, a classe operária é pega desprevenida pela guerra e pela revolução. Mas mesmo nos casos em que a velha direção tenha revelado sua corrupção interna, a classe não pode improvisar imediatamente uma nova direção, se não herdou do período anterior sólidos quadros revolucionários, capazes de aproveitar o colapso do velho Partido dirigente. A interpenetração marxista - quer dizer, dialética, e não escolástica - das relações entre uma classe e sua direção não deixa pedra sobre pedra da série de sofismas "vulgares" do nosso autor

Trotsky escreve essas linhas para polemizar com quem acusa as massas trabalhadoras de não se mobilizarem ou de não estarem maduras , contudo o ponto de vista de Trotsky ainda parece também incompleto , Trotsky parece estar no caminho de perceber um salto de qualidade , mas não o alcança plenamente. Trotsky percebe que as massas querem lutar , mas não sabem como , percebe que as direções sempre traem A direção, então, ajudou, direta ou indiretamente, a submeter os operários pela força armada. , contudo Trotsky percebe apenas a traição e não o sentido da traição.

Falta um passo , o entendimento da papel da perseguição politica.


Uma organização que não consegue defender os seus militantes , não deveria ser chamada de trotiquista


Trotsky foi assassinado em 21 de agosto de 1940 dias antes ele escreveu este paragrafo:

A Repressão da Revolução Espanhola

O proletariado espanhol foi vítima de uma coligação composta por imperialistas, republicanos, socialistas, anarquistas, stalinistas e, mais à esquerda, pelo POUM. Todos eles paralisaram a revolução socialista que o proletariado espanhol havia começado realmente a levar a cabo; não é fácil pôr fim à revolução socialista. Ninguém propôs outros meios que não fossem a repressão impiedosa, o massacre da vanguarda, a execução dos chefes etc. O POUM certamente não queria isto. Queria, por um lado, participar do governo republicano e entrar como uma oposição leal, amante da paz, no bloco geral dos partidos governantes e, por outro lado, estabelecer pacíficas relações de camaradagem, nos momentos em que se tratava de uma implacável guerra civil. Por isso mesmo é que o POUM se tornou vítima das contradições de sua própria política. A política mais consistente, no bloco dos partidos governantes, foi a seguida pelos stalinistas. Eles foram a vanguarda militante da contra-revolução burguesa-republicana.

A perseguição politica é a resposta.! Trotsky começou a perceber isso, mas morreu antes de formular, o fundo da crise de direção não esta na traição moral da direção da classe, esta na pressão que esta sofre por parte do Estado burgues, foi a própria perseguição politica que impediu Trotsky de perceber o problema. É possível perceber isso em outros trechos de Trotsky

No decurso de várias dezenas de anos os operários construíram no interior da democracia burguesa, utilizando – e, ao mesmo tempo, lutando contra ela – seus bastiões, suas bases, seus focos de democracia proletária: os sindicatos, os partidos, os clubes de formação, as organizações desportiva, as cooperativas, etc. É importante notar que os partidos operários que atuam no seio da sociedade burguesa, em especial, em um regime de democracia burguesa, o fazem sobre a regulamentação da burguesia, o que implica que as direções deste partido precisam agir de forma adaptada aos limites das instituições burguesas, ainda que venham a ganhar eleições. Trotsky reafirma essa concepção quando formula o papel histórico do fascismo

O fascismo tem por função principal e única destruir todos os bastiões da democracia proletária até aos seus fundamentos.

Quando no programa de transição Trotsky considera que o fascismo é a ultima cartada da burguesia , então fica claro que o problema da perseguição politica é na verdade o centro da luta de classes na fase do capitalismo decadente, onde cada conquista da classe operária é posta em questão em particular o próprio direito a auto-organização.

Isso fica claro em um discurso que Trotsky profere em inglês , quando ele ensaia uma defesa contra os processos de Moscou , mostrando a necessidade de lutar contra a perseguição. |Trotsky qualifica quem o persegue

O processo de Stalin contra mim baseia-se em falsas confissões, extorquidas pelos modernos métodos inquisitoriais, servindo aos interesses da burguesia dominante.

E aponta uma tarefa fundamental

Qual é agora minha principal tarefa? Revelar a verdade! Apresentar e demonstrar que os verdadeiros criminosos se ocultam sob o manto de acusadores. Qual será o próximo passo nessa direção? A criação de uma comissão de inquérito americana, europeia e, posteriormente, uma comissão internacional de inquérito, composta por aqueles que incontestadamente gozam de autoridade e estima pública respeitável. Comprometo-me a apresentar a essa comissão todos os meus arquivos, expor milhares de cartas pessoais nas quais o desenvolvimento do meu pensamento e das minhas ações se reflete dia após dia, sem nenhuma lacuna. Não tenho nada a esconder! Dezenas de testemunhas que estão no exterior possuem fatos e documentos valiosos que esclarecerão as armações de Moscou. O trabalho da comissão de inquérito deve terminar em um grande contra processo. 


Pela unidade de todos os perseguidos do império


Diante de toda essa analise , vemos que, a hipótese da perseguição politica ser a essência da crise de direção, é um salto de qualidade, pois proporciona a crise de direção não um carater moral , o que faz com que grupos minoritários , autoproclamem-se a direção alternativa incorruptivel, embora todos sejam corrompidos quando chegam a direção , o problema é que a convivencia com o Estado burgues expõe a liderança operária a perseguição politica e a burguesia sofisticou ao longo dos anos os métodos de controle da classe operária. Como as organizações da classe opéraria não formulam o problema da perseguição politica não foram capazes de vencer o Estado burgues.

Essa vitória passa necessariamente pela unidade de todos os perseguidos do império.


A continuidade da serie Leon Trotsky um perseguido politico 80 anos do assassinato do lider bolchevique trara no próximo texto uma analise dos metodos de controle que a burguesia desenvolveu ao longo dos anos, um dos quais a IV Internacional chegou a perceber, a chamada democracia participativa , mas foi incapaz de combater , restringindo-se a reafirmar em palavras e em campanhas financeiras a indepêndencia de classe.

Comentários